sábado, 26 de março de 2011

"Poesia e Poema"

Sobre o que distingue a poesia do poema, vale destacar que se trata de questões que, embora sinônimas, apresentam diferenças que perpassam não apenas uma perspectiva teórica, segundo determinados estudos, como também a época em que se analisaram tais estudos.
Na Grécia Antiga, por exemplo, o poema foi a forma predominante na literatura e se confundia com esta. Não havia ainda o romance que surgiria séculos, mais tarde, com a ascensão burguesa para retratar sua condição social. Na Antiguidade, o lírico, o dramático e o épico eram escritos em forma de poesia, passando esta, com o tempo, a ser compreendida e relacionada apenas ao gênero lírico, ao eu, aos sentimentos do poeta. Mas, na visão clássica, a poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, ou seja, levavam-se em conta os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas, sendo isso a tal ponto valorizado que fora dessa “forma” não seria possível conceber um texto como poesia.
No entanto, hoje, o que se entende por poesia e poema? Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Hollanda, a poesia tem um caráter daquilo que emociona e afeta a sensibilidade de quem a lê, provocando emoções por meio de uma linguagem; já o poema é o texto em verso, em que há poesia. Para o estudioso Pedro Lyra: "Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta."
Vejamos, por exemplo, a visão do ensaísta e poeta T. S. Eliot (“A essência da poesia: estudos e ensaios”): "[...] A poesia pode ter um significado social deliberado e consciente. [...] Podemos observar que a poesia difere de qualquer outra arte por ter para o povo da mesma raça e língua do poeta um valor que não tem para os outros. [...] nenhuma arte é mais obstinadamente nacional do que a poesia [...] a poesia que é o veículo do sentimento". E arremata: "A poesia é uma constante lembrança de todas as coisas que só podem ser ditas em uma língua, e que são intraduzíveis". E como tarefa de poeta, Eliot defende que primordialmente e sempre se leve a efeito uma revolução na linguagem, articulada com musicalidade de imagens e de sons. Já para o téorico e também poeta Ezra Pound: "Cada homem é o seu próprio poeta", defendendo que ninguém será um poeta escrevendo hoje com um jeito de anos atrás e que a linguagem deve ser usada com eficiência.
Bom, como se pode ver, estamos diante de uma questão que é bastante ampla. Mas, de forma geral, consideremos a poesia como o caráter imaterial e transcendente, e que também diz respeito ao conjunto de uma obra, enquanto o poema é a forma como esta se desdobra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário