segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

O criador da boneca Emília, personagem mais célebre do 'Sítio do Picapau Amarelo' símbolo da literatura infantojuvenil, Monteiro Lobato (1882-1948), empresta à data de seu aniversário, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.
O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
O site de pesquisa Google fez nesta segunda-feira (16) uma homenagem pelos 129 anos de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Com uma ilustração dos personagens da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", o Google criou um logotipo especial para comemorar o aniversário do escritor brasileiro. Monteiro Lobato também aparece entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter nesta segunda-feira.
Um dos escritores de literatura infantil mais influentes do século XX, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, em 1882 e faleceu em 1948, ano em que completou 66 anos. Entre suas obras mais importantes estão "Reinações de Narizinho", "Caçadas de Pedrinho" e "O Pica-Pau Amarelo".
Entre 1921 e 1947, ele publicou 23 livros que compõem a coleção "O Sítio do Pica-Pau Amarelo". As obras foram transformadas em diversas séries de televisão de grande sucesso.



Ainda, ressalto aos interessados que existem adapatções dos livros considerados clássicos, para o mundo infanto-juvenil. Recomendo a leitura do livro "Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, da escritora Ana Maria Machado, a qual nos conduz por uma fascinante viagem - um passeio pelos grandes textos da literatura universal. Um mergulho no que de melhor já se produziu em literatura infanto-juvenil. Acompanhá-la ao longo dessas páginas é constatar que ler pode transformar-se numa grande aventura. Numa linguagem saborosa, a autora nos conta um pouco de sua própria história de leitora. Suas primeiras paixões literárias, seus personagens inesquecíveis, as histórias que sempre volta a ler. Enquanto traça a cartografia emocionada de suas paixões literárias, Ana Maria Machado nos contagia e nos desperta a vontade de também conhecer esses personagens incríveis.


Atualmente, a editora Escala Educacional está realizando uma série de adaptações da literatura clássica para o universo infanto-juvenil como, por exemplo, com os escritores consagrados Tchekhov e Miguel de Cervantes. Vale apena conferir! (http://www.escalaeducacional.com.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário