segunda-feira, 11 de abril de 2011

Primícias sobre Poemas

O poema é uma das mais antigas formas de expressões literárias. Objetiva a transmissão de ideias e sensações através das emoções relacionadas à sensibilidade e imaginação do poeta. A expressão do poema é marcada pela capacidade de combinação das palavras que formam imagens e ou figuras de linguagem dentro da frase e/ou estrofe e seu sentido e sonoridade definem a formação de versos ou rimas. Os versos podem ser metrificados ou livres, dependendo do estilo e do ritmo que o poeta pretende construir e a forma da rima. A rima é construída a partir da sonoridade da palavra na correspondência de sons finais e ou da aliteração na qual ocorre a repetição de determinadas sílabas. Além da melodia, a própria formatação do poema pode sugerir uma imagem e aguçar os sentidos. T.S. Eliot ensina que aprende-se o que é poesia lendo poesia.

Nasceu na Antiguidade caracterizado como “texto em versos rimados e metrificados”. Platão aloca o poema como arte representativa, Mimese, ao lado do teatro e da dança. Assim, trata-se de uma forma de representação do mundo em três tipos: o Lírico, o Épico e o Dramático. Em seus primórdios, estava associada ao misticismo e a religião, tal como nos povos da América pré-colonial; posteriormente a disseminação da forma escrita popularizou-se e secularizou-se revelando caminhos outros como as “charivaris” e a “literatura de cordel”. Sobre o Sistema de Versificação pode-se dizer que foram criados segundos contextos diferentes, o que resulta tipos diferentes. Estas diferenças devem-se às culturas e às línguas. Os versos da poesia de língua portuguesa, sejam eles expostos em formas métricas ou livres, rimados ou brancos e seus ajustes, constituem exemplos. Outros exemplos são:

Os hebreus com versos livres.

Os antigos gregos com versos quantitativos. Esses versos eram baseados na quantidade, isto é, na duração das sílabas.

Os anglo-saxões com estrofes de quatro versos, cujo ritmo se baseava em aliterações.

Os poetas medievais franceses com as sílabas de base rítmica de seus versos e utilização de assonâncias (rimas em que coincidem apenas as vogais, a partir da última vogal tônica, apoiadas em consoantes diferentes, como na rima entre todo e morto).

Os hindus, os japoneses e os persas com variações de sistemas de versificação. Uma famosa forma poética japonesa, o haicai ou haiku, compõe-se de apenas 17 sílabas, distribuídas em três linhas.

Define-se pelo menos três tradições da Poesia:

A Tradição Clássica: a epopeia, a ode, a elegia, o idílio e o epigrama. Preocupação com a Forma.

A Tradição Romântica: trovas, canções de amor e o soneto. Preocupação com o espírito romântico.

A Tradição Realista: cotidiano, objetividade e realismo psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário