quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Breves reflexões sobre a Teoria da Literatura

Há pouco tempo, o famoso sociólogo norte-americano Marshal McLuhan comentou num congresso que os escritores eram simplesmente “os últimos sobreviventes de uma espécie em vias de extinção”, pois “já não serve para nada escrever e publicar livros”.
Provocativa ou não, a afirmação do sociólogo toca em questões bem caras à Teoria da Literatura: o que é o texto literário? Qual é a função do escritor? Para quê fazer literatura?
Embora pareçam simples, tais questões são tão discutidas que o mais justo seria pensar em “teorias da literatura” e não apenas em “teoria da literatura”, ou mesmo numa "dança das teorias", tal é a variedade de concepções e confrontos discursivos que são pensados e anlaisados por teóricos das mais variadas nacionalidades e épocas, do escritor romano Tácito (55 a 120 d.C.), que pode ser considerado um dos primeiros teóricos da literatura, ao norte-americano e grande crítico Ezra Pound (1885-1972), ou ao nosso Antonio Candido (1918), que tanto se dedicou à análise da sociedade brasileira através da literatura.
É dedicando-se, enfim, ao cruzamento dos textos literários com os dados da história literária que os teóricos e críticos pensam e confrontam a produção de uma obra e as questões que esta propõe, bem como a sua qualidade e importância para uma época e para a humanidade. Para isso, muitas vezes são estabelecidos conceitos que permitam pensar determinado texto a partir do que este sugere e que, em sua essência, pode ser uma profícua teoria, seja um grande romance ou simplesmente um pequeno poema, desde que fecundo ao pensamento. Portanto, não existe a ciência da literatura sem o texto literário que possa alimentá-la.
Cabe, então, a essa ciência pensar, refletir e analisar o texto literário, além de confrontar o que vem sendo pensado a partir deste. Nesse sentido, são objeto da Teoria da Literatura questões como:

- o plano de expressão (o discurso) e o plano de conteúdo (a história) de uma obra;
- o espaço onde se dá toda a organização física que compõe o cenário;
- o enredo desenvolvido por um escritor e o contexto em que se insere;
- a estrutura da obra: o narrador, cuja função é contar a história; a quem se atribui a elaboração do texto da narrativa (uma história, um fragmento);
- o conjunto de elementos que constituem o plurissignificado do texto literário;
- a linguagem, que é a matéria do escritor;
- a literariedade, ou seja, a forma discursiva em sua riqueza de expressão, a escolha de palavras que, intencionalmente, estabelecem um sentido de recriação da realidade – quando há literariedade, o plano de conteúdo é expresso de forma literária, isto é, numa linguagem literária;
- os personagens e sua complexidade na composição da narrativa;
- o tempo cronológico e psicológico
- a verossimilhança, que é a qualidade que faz a arte parecer verdadeira, apesar de todas as coisas impossíveis que ela possa dizer, entre outras questões.

Posto isso, vejamos: definir o que é o objeto da Teoria da Literatura, ou que torna um texto literário, ou mais, o que torna um texto literário uma obra-prima, requer um grande empenho intelectual, que, no entanto, não pode propor a última verdade sobre uma obra, até porque toda crítica também está ligada à percepção e compreensão de uma época, bem como à formação do próprio crítico. Portanto, a Teoria da Literatura não é simplesmente uma ciência, mas também se ocupa da história de si mesma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário