sábado, 4 de agosto de 2012

Nova geração debate literatura contemporânea

Alvo de inúmeras teorias, a literatura contemporânea esquiva-se de padrões e formatos. Convergentes em um aspecto, os debates sobre a produção literária brasileira atual defendem a multiplicidade como marca dessa nova geração. Reunindo alguns dos importantes nomes que surgiram nas últimas décadas, a livraria A Terceira Margem estreia hoje o projeto Ave, Palavra - Encontros de literatura contemporânea. Aprovada pelo edital de Programação Cultural em Livrarias, do Ministério da Cultura, e financiada pelo Fundo Nacional de Cultura, a livraria - única contemplada da região - promoverá debates entre escritores representativos dessa nova safra, além de oferecer oficinas gratuitas à população.
"Nos nove encontros, que acontecerão até dezembro, convidados de outras cidades e autores locais falarão sobre suas trajetórias e a produção literária atual", explica a jornalista e proprietária da livraria, Izaura Rocha. Os escritores Luiz Ruffato e Iacyr Anderson Freitas se encontram na abertura do projeto. Expoentes de uma geração literária que efervescia na cidade nos anos 1980, sempre aberta ao diálogo produtivo das revistas "D'Lira" e "Abre Alas", Ruffato e Iacyr, embora tenham se enveredado por gêneros distintos, assumiram o compromisso com um fazer literário engajado.
"Além de partilharmos a amizade, temos o mesmo foco em relação às estimas literárias. Autores capitais para mim, tanto na poesia quanto na prosa, são os mesmos admirados por ele", pontua Iacyr. "É quase inevitável que tenhamos esses mesmos gostos e interesses, já que começamos juntos, em um momento muito rico da cidade. Mas é interessante o fato de que a vida não tenha nos levado para caminhos diferentes. Continuamos participando efetivamente da carreira e da vida um dos outros", acrescenta Ruffato.
O debate abre caminho para que a nova geração, cuja produção se inicia neste milênio, também pense e reflita sobre seus próprios fazeres literários. "Juiz de Fora tem uma tradição literária muito forte, contando com nomes como Pedro Nava, Murilo Mendes, Affonso Romano de Sant'Anna, Rachel Jardim. A cidade tem a literatura no sangue. A nova geração vem trazendo livros surpreendentes, ricos em conteúdo, que já prometem muito para um futuro recente", avalia Iacyr.

Caminhos ora paralelos, ora convergentes
Jornalista formado pela UFJF, Ruffato iniciou-se nos versos, e, após alguns anos trabalhando em jornais, partiu para a prosa. Ensaiando a temática do proletariado, escreveu "Maio", presente no livro de poemas "Cotidiano do medo", de 1984. "Eles eram muitos cavalos" lhe rendeu, em 2001, o Prêmio Jabuti e fama internacional. Com o que chama de "primeira ideia" do que desejava construir como literatura, veio o projeto "Inferno provisório", iniciado em 2005, com "Mamma, son tanto felice" e "O mundo inimigo". Depois de "Vista parcial da noite", de 2006, e "O livro das impossibilidades", de 2008, Ruffato concluiu a pentalogia em 2011, com o romance "Domingos sem Deus", um dos indicados ao prêmio Portugal Telecom de Literatura desse ano. A obra, recebida com entusiasmo pela crítica nacional, será autografada no evento.
Lançando-se, esporadicamente, na área do ensaio, da ficção e da literatura infantojuvenil, Iacyr sempre se apoiou no terreno na poesia. Formado em engenharia pela UFJF, o autor publicou dezenas de obras, a maioria em versos. Entre seus prêmios, destaca-se a menção-honrosa recebida no prêmio literário Casa de las Américas, em 2005, com o livro de contos "Trinca dos traídos", publicado no ano anterior. Lançado em 2010, "Viavária" - que também será autografado no evento - é considerado pela crítica uma das grandes obras da poesia contemporânea brasileira.

Reflexões sobre a escrita contemporânea
O projeto Ave, Palavra contará ainda com a presença de Tatiana Salem Levy (18/8), Ana Paula Maia (1/9), Santiago Nazarian (15/9), Paulo Scott (6/10), Ramon Mello (20/10), Cecília Giannetti (3/11), Carola Saavedra (17/11) e o pesquisador e ensaísta Nelson de Oliveira (1/12), autor da antologia "Geração zero zero", que encerra o evento traçando um panorama da atual produção literária nacional. "O cenário editorial brasileiro é hoje mais vasto e dinâmico que no final do século XX", destaca Nelson de Oliveira, na apresentação de sua obra. "Carola Saavedra e Tatiana Salem Levy fazem parte da primeira edição nacional da revista britânica 'Granta', lançada este mês, que aponta os 20 melhores jovens escritores brasileiros", destaca Izaura Rocha.
Com a proposta de trazer a reflexão sobre essa literatura para o contexto da cidade, os encontros terão a participação especial, a cada semana, de um escritor local. Carolina Barreto, Darlan Lula, Anderson Pires, Edimilson de Almeida Pereira, André de Freitas Sobrinho, Prisca Agustoni, Alexandre Faria e Laura Assis estão entre os convidados. Santiago Nazarian e Cecília Giannetti farão o lançamento nacional de suas novas obras durante o evento, enquanto os outros autores autografarão obras recentes.
Atento à formação de novos leitores-escritores, o projeto oferece, às terças, de 18 de setembro a 23 de outubro, duas oficinas simultâneas de criação literária, das 19h às 21h, uma promovida na comunidade do Bairro Dom Bosco, cujos participantes já foram selecionados, e outra, no espaço da livraria, aberta a inscrições para o público em geral. "Os participantes poderão, assim, descobrir caminhos para interagir com a escrita, sobretudo ao reconhecer a linguagem fora de seu uso cotidiano, qualificando-se como leitores", afirma Alexandre Faria, escritor e coordenador das oficinas.


AVE, PALAVRA

Encontro com Luiz Ruffato e Iacyr Anderson Freitas

Sábado, às 15h, na livraria A Terceira Margem
(Galeria Pio X loja 127). 3216-7320

FONTE: Por Renata Delage. http://www.tribunademinas.com.br/cultura/nova-gerac-o-debate-literatura-contemporanea-1.1134528. Acesso: 04/08/12 Esta postagem não tem fins comerciais, e sim de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário