quarta-feira, 18 de maio de 2011

XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões: Experiências e Interpretações do Sagrado...

De fenômeno que emerge das relações sociais, o sagrado tornou-se tema de pesquisa esquadrinhado pela positividade das ciências. Já como tema recorrente no âmbito acadêmico, o sagrado interpretado volta para o cotidiano dos agentes religiosos definido, classificado e desencantado.
Todavia, o movimento dinâmico da religião não lhe permite o aprisionar-se pelas luzes e dialogicamente ela transforma-se mediante a reconfiguração do espaço público e privado, das tecnologias de comunicação e da intensidade (pós)moderna. Diante disso, a assimetria entre saber acadêmico e saber religioso, também traduzida nos termos antitéticos ciência e experiência, não faz sentido ante a diversidade de interpretações do sagrado. Essas oposições constituídas historicamente obliteram frequentemente a compreensão da religião em sua complexidade, porque a descrevem como desvio e não como fenômeno em si. A problematização é, por isso, pertinente. A fim de refletir a respeito das possíveis interfaces entre os saberes produzidos na academia e na experiência dos agentes e das agências religiosas, propõe-se aqui um simpósio multidisciplinar que reúna diferentes perspectivas sobre o sagrado e as interpretações que dele se faz.
O XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) assume essa temática como pauta central das atividades científicas a serem desenvolvidas. As conferências, mesas-redondas, mini-cursos e grupos de trabalho programados enfocarão essa temática direta ou indiretamente, com base nos estudos e pesquisas que têm sido desenvolvidos nas diversas áreas do saber que compõem as ciências humanas e que se voltam para a investigação do sagrado. Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos, portanto, configura não apenas um tema, mas pretende ser um eixo para a pesquisa sobre a religião e as leituras de sagrado no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário