sábado, 28 de maio de 2011

Encontro com Aleksander Laks, o sobrevivente de Auschwitz

   Ontem, dia 27/05/11, tive a oportunidade através do convite do amigo Sanderson Romualdo (Geógrafo) de assistir a uma palestra do Sr. Aleksander Laks, sobrevivente dos campos de concentração nazista, na Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK - Juiz de Fora).
  Para mim, particularmente, foi um encontro muito especial porque durante minha graduação em História pela UFJF, dediquei dois anos de leitura sobre Auschwitz, porém por limitações linguísticas (aprendizado dos idiomas polonês, alemão e russo), pois a maioria da fontes sobre o assunto estão nestas línguas, fez com que eu deixasse esse objeto acadêmico para estudos posteriores, dedicando-me a outros objetos, tais como: Espiritualidade Medieval (movimento herético e São Franciscode Assis) e depois Políticas Públicas em Leitura e Educação. Ainda, para um historiador, foi um momento único, pois é uma fonte primária (história oral).
   Sr. Laks, através de seu depoimento, nos relatou como foi a invasão da Polônia pela Alemanha, como sua família foi parar no campo de concentração de Auschwitz e como ele sobreviveu a seis anos de guerra e passagens por campos de concentração.
   O conteúdo deste depoimento, pode ser encontrado em seu livro, publicado pela editora Record, intitulado "O Sobrevivente: Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz".




Sinopse do livro: Quem se depara com o simpático semblante do polonês naturalizado brasileiro Aleksander Henryk Laks, 87, não acredita que este senhor resistiu por seis anos em campos de concentração até ser libertado pelas tropas aliadas do nefasto campo de Auschwitz. Sobrevivente dos horrores e atrocidades nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, Aleksander relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver no livro 'O SOBREVIVENTE'- Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz, escrito com a colaboração de Tova Sender

  Abaixo disponibilizo uma reportagem do fantástico (segue o link) realizada com o Sr. Laks:

   http://www.youtube.com/watch?v=nNiTKvkcEJA




 

2 comentários:

  1. li o livro... triste demais. Não tem como não se emocionar. Gostaria de ter a oportunidade de conhecer sr Aleksander. Fica a dica de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Estou coordenado o evento Descaminhos da Intolerância que trará Aleksander Laks pela primeira vez à Amazônia em agosto de 2014. Ouvi-lo é imprescindível.
    Eduardo Miranda

    ResponderExcluir